A história IEMANO teve início em 1974, quando ainda se chamava Escola de Educação Infantil Patinho Feio. Nesta época dedicávamos nossas atenções às crianças de 2 a 6 anos de idade.

A Escola IEMANO – Instituto de Educação Manoel da Nóbrega vem construindo uma história que se consolida a cada dia que passa, conforme apontam os aspectos ora apresentados sobre sua história, o contexto em que se encontra inserida, seus objetivos e as ações desenvolvidas.

Em 1982, a atual mantenedora e diretora Nivone Gomes da Cunha Araujo e seu esposo, compraram a propriedade e a escola. A partir daí deu-se início a realização de seus sonhos: tornar a escola digna de seus colaboradores, educandos e suas famílias.

Em 1983, a Escola passou a ofertar o curso Fundamental 1º e 2º anos.

Surge em 1985, o início da construção do projeto da nova escola de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Diadema-centro, à Rua Manoel da Nóbrega, a qual sugeriu o nome por ser um dos historiadores e jesuíta no descobrimento do Brasil.

Em 1986, transferem-se para um novo prédio com Ensino Fundamental, surge então o IEMANO – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MANOEL DA NÓBREGA, um nome forte para a educação onde se encontra até hoje.

IEMANO cresceu juntamente com a cidade graças ao apoio e confiança dos pais de nossos alunos e em 1993 abrimos as turmas de Ensino Médio, com Sistema OBJETIVO de Ensino.

O IEMANO tem como objetivo maior o de enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente e criando condições para que assimile profundamente todas as informações de forma significativa.

Desta forma propicia-se ao aluno – levando-se em conta suas dificuldades e seus anseios – um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.

Em 2007, acompanhando a crescente necessidade de aprimorar conhecimentos e ampliar áreas de trabalho, o IEMANO fez parceria com a Universidade Paulista – UNIP, ofertando cursos de graduação e pós-graduação a distância. Os alunos realizam 80% de suas atividades online no portal da UNIP e 20% realizam presencialmente utilizando a estrutura física do IEMANO. Um grande leque de opções para as diversas áreas de aprendizagem.

Em 2009, atendendo a necessidade da clientela do Fundamental, séries iniciais (1º ao 5º ano), o IEMANO disponibiliza o período integral a partir das 7h.

O IEMANO ainda, na sedimentação da formação dos estudantes, oferece Cursos Extracurriculares (Livres), opcionais, no contra turno, quais sejam: treinos esportivos, teatro, ballet, robótica.

Quanto ao suporte à integração família-escola, a Escola IEMANO reconhece e respeita as diferentes formas de organização das famílias e prioriza momentos de diálogo e escuta, buscando, em seu cotidiano, estabelecer estreita comunicação, fazendo uso, para tanto, de meios adequados.

Considerando que a capacidade de perceber, mediar e superar os diferentes desafios atuais e futuros é uma constante na vida das pessoas, a Escola IEMANO preocupa-se em proporcionar vivências que instrumentalizem seus educandos a enfrentar os desafios cotidianos, de forma a priorizar a vida e a dignidade humana, acima de qualquer outra possibilidade e alternativa.

A dedicação e compromisso com a formação de nossos alunos já se estende por 44 anos. Orgulhamo-nos de poder ter hoje como alunos os filhos de ex-alunos, que assim como seus pais vivenciam o prazer pelo aprendizado.

Diariamente o IEMANO emprega a força de sua equipe de profissionais na certeza de poder contribuir para o futuro de nossos alunos que, acreditamos, será brilhante.

1974 Início
1983 Ensino Fundamental
1993 Ensino Médio

O início foi em 1974

Cresceu em 1983 e incorporado o Ensino Fundamental

Em 1993 abre as turmas de Ensino Médio