O sistema de ensino Objetivo

O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural tão transformadora quanto o foi, no seu tempo, a invenção da imprensa.

A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.

Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

Sistema Didático

Ensino Fundamental I (1º ano)

Os alunos recebem durante o ano 10 pastas com conjunto de fichas coloridas, agenda, caderno de inglês e 2 cadernos pautados. Disciplinas: Comunicação, Expressão e Representação; Introdução à Lógica Natural e Atividades pré-numéricas; Natureza e Cultura; Artes; Inglês; Música e Movimento.

Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano)

Os alunos recebem durante o ano 14 cadernos bimestrais com teoria e exercícios, divididos por matérias (Matemática, Ciências, Português, História, Geografia, Inglês e Música, 2 Cadernos Semestrais de Artes Visuais, 2 Agendas Escolar Semestrais, Cadernos, 4 Pastas de Jogos para Matemática Bimestrais, 1 Pasta de produção de textos para Português Anual e para o 5º Ano (4ª Série) – Pasta com Mapas e Caderno Extra de Inglês Anual.

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

Os alunos recebem durante o ano 8 cadernos de atividades bimestrais com teoria e exercícios para serem feitos em classe e em casa divididos por matérias (Ciências, História, Geografia, Português, Inglês, Artes, Matemática e Informática), 1 Agenda Escolar Anual, Livros de Leitura e CD-ROM acompanhando os cadernos.

Ensino Médio

Um dos diferenciais dos cadernos de atividades, dos livros da Coleção OBJETIVO e de todo o nosso material didático é a constante atualização. Nesse trabalho, o Centro de Pesquisa e Tecnologia – CPT – UNIP/OBJETIVO traz a tecnologia de ponta; a Divisão de Sistemas e Métodos de Aprendizagem atualiza e controla a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas; o Corpo Docente se aplica à análise dos exames e à inclusão das questões mais significativas, ano após ano; o Departamento de Programação Pedagógica responsabiliza-se pela estruturação dos cursos, dos horários e das demais atividades; a Editora e o Parque Gráfico encarregam-se de colocar na mão do aluno, em todas as unidades, em tempo hábil, o material correspondente a cada aula.
Por isso, quando você tiver em mãos um caderno de atividades, um livro ou um folheto do OBJETIVO, lembre-se de que cada página, cada palavra resultaram de um só propósito: vê-lo em nossas listas de aprovados.

Cadernos de atividades

Os cadernos de atividades são o material básico para o acompanhamento das aulas. Modulados aula por aula, contêm: um resumo teórico, exercícios que são desenvolvidos em sala e orientação para aprofundamento do programa dos livros da Coleção OBJETIVO, com indicação dos exercícios por ordem de relevância e grau de dificuldade. Os alunos da 3ª série recebem sete cadernos de atividades e três cadernos de revisão.

Os alunos da 1ª e 2ª séries recebem oito cadernos de atividades, quatro de tarefa de casa, dois de laboratório e quatro livros de obras literárias. Os da 1ª série recebem ainda quatro cadernos de informática.

Livros da coleção Objetivo

São 35 livros para a 3ª série abrangendo todo o programa do Ensino Médio, com cerca de 20.000 exercícios de todas as matérias. Destinam-se aos alunos de todas as áreas.

E há muito mais: edições integrais de obras literárias, antologias, resumos e análises dos livros de leitura obrigatória, simulados, 510 fichas-resumo e tabelas de todas as matérias que facilitam a aprendizagem.