Cultura, Arte e Educação
É natural diante do impacto da informatização do mundo e de nossas atividades diárias, pensarmos quase que exclusivamente em celulares, tablets, computadores e nos mais diversos gadgets.
Porém, a cultura e a arte devem ser valorizadas e desenvolvidas em nossas atividades educacionais, não só para aumentarmos o seu repertório formal de conhecimentos mas também para que possam entrar em contato com esse mundo tão importante e que permite o desenvolvimento de potencialidades como a criatividade e o desenvolvimento socioemocional.
Além disso, os alunos entram em contato com a cultura em que estão inseridos e passam a entender melhor o mundo em que vivem e os costumes de cada lugar no mundo.
Pensamento Científico
O pensar cientificamente permite ao aluno entender melhor como as coisas acontecem e se desenvolvem. Fortalece em nossos alunos a compreensão de método, a organização do pensamento e do trabalho.
Através do pensamento científico nossos alunos descobrem os “porquês”, descobrem que tudo tem uma resposta e que podem buscá-la.
Entendem que precisam sair do senso comum e buscar de forma estruturada o seu conhecimento. Aprendem a realizar, a questionar e expandir o seu pensamento crítico.
Avaliações de habilidades, Avaliações Formativas e Curadoria Educacional
Baseado em um olhar integrado, nossos alunos realizam avaliações que analisam as habilidades naturais e favorecem o desenvolvimento de competências.
Compreendemos o desenvolvimento dos alunos de maneira integral, apoiados no estudo das Inteligências Múltiplas e da Inteligência Emocional.
Para nós, todo o processo de aprendizagem é avaliado de maneira formativa, construtiva e não apenas métrico.
Ser, Pensar e Filosofar
A aprendizagem não acontece exclusivamente no tempo e no espaço da escola, ela é um processo que nos acompanha por toda a vida. Exploramos e treinamos em nossos alunos, de maneira sistemática, características e estratégias de pensamento para que aprendam a acessar o conhecimento com curiosidade, motivação e rigor, a fim de se tornarem pensadores e aprendizes eficazes. A oferta de desafios ligados à vida cotidiana permite aos alunos amadurecerem o pensamento, tornando-os mais inteligentes e éticos.
Os alunos são convidados a serem protagonistas de um trabalho integral sobre a experiência emocional. Aprender a identificar emoções, sentimentos, ânimos, atitudes e valores em nós e nos outros e é uma peça fundamental para a promoção do bem-estar, do autocontrole, da sociabilidade e da inteligência emocional.
Cultura Maker e Impressora 3D
A cultura maker surgiu do movimento “faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos. É o salto do aprender a conhecer para o aprender a fazer, ou melhor, para o aprender fazendo.
Propomos atividades maker integradas aos projetos curriculares, interdisciplinares e transversais. O objetivo é incorporar uma nova prática de aprendizado, oferecendo a nossos alunos a possibilidade de cultivo de sua criatividade e imaginação.
Nosso espaço Maker contempla ferramentas, equipamentos e componentes que permitem o desenvolvimento de projetos que resultem em possíveis soluções e melhorias para situações-problemas, envolvendo o uso da impressora 3D.
Usamos a tecnologia com criatividade, senso crítico e ética.
É limitador usar a tecnologia para realizar tarefas do passado. Pensar tecnologicamente é desenvolver nossa competência digital. Dominar e usar o melhor de cada dispositivo e recurso. Transformar o que aprendemos e como o fazemos. Criar soluções colaborativamente e erguer pontes entre cidadãos de diversas realidades, com respeito e princípios éticos. Educar para pensar tecnologicamente é levar nossos estudantes à descoberta de seus próprios caminhos de desenvolvimento.
Todas as nossas salas de aula recebem estrutura tecnológica com datashow, chrome book e acesso a internet de alta velocidade, além de sala de tecnologia com notebooks e tablets e sla maker com impressora 3D.
Palhaço Aprende
Palhaço Aprende é uma metodologia inovadora, criada pelo artista e professor Varlei Xavier, que utiliza a linguagem do palhaço como elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. A Bel de Bel Mesmo, Palhaça Aprendedora, é matriculada em todos os anos iniciais (1º ao 5º) do Colégio IEMANO, vem para a sala de aula uma vez por semana para aprender, e quem ensina são os alunos. Há estudos que comprovam que 90% da aprendizagem é efetiva quando se ENSINA, e a Bel vem nos mostrando com leveza e ludicidade o quanto é importante o erro neste processo.